O que é ser agnóstico?

Ser agnóstico é uma posição filosófica que afirma que a existência ou não existência de Deus, é desconhecida ou incognoscível (que é impossível conhecer).  

Em outras palavras, um agnóstico não tem certeza se Deus existem ou não, e acredita que essa questão está além da capacidade da mente humana para responder de forma definitiva. 

Existem diferentes tipos de agnósticos:  

  • agnóstico fraco acredita que a questão da existência ou não-existência de Deus é atualmente desconhecida, mas não é necessariamente incognoscível, portanto, vai esperar até que existam mais evidências disponíveis. 
  • agnóstico forte acredita que a questão da existência ou não-existência de Deus é desconhecida, devido à incapacidade humana para verificar qualquer coisa ou experiência, pois elas estão muito além da compreensão humana. 

Alguns agnósticos também podem se identificar como: o agnóstico ateu que não acredita na existência de Deus, porque desconhece a existência de qualquer divindade e afirma a incapacidade humana de reconhecer alguma. E, o agnóstico teísta que acredita na existência de Deus, ainda que sua existência seja desconhecida e incognoscível, porque vale a pena apostar na existência de Deus.