A religião é um conjunto de crenças, valores morais, rituais, símbolos, livros sagrados, mitos ou histórias, experiências religiosas, revelações divinas, etc.
Também é a instituição religiosa, hierárquica e verticalmente organizada, em que os sacerdotes (clero) detém a autoridade de interpretar o credo oficial da instituição, quanto o poder sobre a vida social, política e econômica dos crentes da religião.
A religião é um fenômeno estudado pelas ciências humanas, como a antropologia, a sociologia, a história e a psicologia, que vêm tentando explicar o que é a religião.
Para pensadores como Friedrich Nietzsche e Karl Marx, que são contrários à ideia de religião ou à existência de uma realidade transcendente, que está para além desse mundo físico.
Destacando os efeitos prejudiciais que a religião pode ter sobre a humanidade. No entanto, pensadores como Mircea Eliade e Émile Durkheim, vem a religião como um sistema social que une os indivíduos em uma comunidade.
Ao buscarem respostas para as questões fundamentais, como a morte, naquilo que é transcendente, os indivíduos encontram um senso de proposito.