O agnosticismo é uma posição filosófica que se abstém de afirmar a existência ou inexistência de Deus ou de qualquer outra entidade sobrenatural. Os agnósticos acreditam que a existência de Deus ou de qualquer entidade sobrenatural é desconhecida e talvez seja impossível de ser conhecida ou comprovada.
O agnosticismo pode ser visto como um ponto intermediário entre o ateísmo e o teísmo. Em outras palavras, um agnóstico não acredita nem desacredita na existência de divindades e não afirma com certeza que Deus existe ou não.
Existem diferentes tipos de agnosticismo:
agnosticismo ateísta que não acredita na existência de Deus, porque desconhece a existência de qualquer divindade e afirma a incapacidade humana de reconhecer alguma;
agnosticismo teísta que acredita na existência de Deus, ainda que sua existência seja desconhecida e incognoscível, porque vale a pena apostar na existência de Deus.
Também tem o agnosticismo forte que acredita que a questão da existência ou não-existência de Deus é desconhecida, devido à incapacidade humana para verificar qualquer coisa ou experiência, pois elas estão muito além da compreensão humana.
Em outras palavras, eles declaram o desconhecimento e a possível incapacidade humana para conhecer a Deus, e assim tendem a questionar as afirmações de qualquer sistema de crenças religiosas ou espirituais.