Irreligião é a falta de crença ou desinteresse em relação a religião. É um termo usado para descrever indivíduos que não seguem nenhuma religião ou não têm nenhuma inclinação religiosa. Pode-se dizer que a irreligião é a ausência de uma crença em um Deus ou divindade, ou a falta de envolvimento com instituições religiosas.
Há pessoas que se opõem às religiões e, em alguns casos, podem até mesmo ser hostis em relação a elas. Essas atitudes podem ser observadas em movimentos como o anticlericalismo, o antiteísmo e a antirreligião.
A irreligião pode assumir várias formas, desde ateísmo (a negação da existência de Deus), agnosticismo (a crença de que a existência de Deus é desconhecida ou incognoscível), ou deísmo (a crença na existência de Deus), compreendida através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em vez de seguir as crenças reveladas nas religiões.
Algumas pessoas podem se identificar como céticas, humanistas ou livres-pensadores, que rejeitam a religião organizada e dependem da razão e da evidência empírica para formar suas visões de mundo.
Embora a irreligião possa ser vista como uma falta de espiritualidade ou conexão com algo maior, muitos indivíduos irreligiosos podem encontrar o propósito de suas vidas em outras fontes, como a família, a natureza, a arte, a filosofia ou a comunidade.